Degustando Cachaça com Arte - Literatura
Dando continuidade à série Degustando Cachaça com Arte, trouxemos algumas dicas de harmonização da cachaça com literatura. A literatura, assim como uma boa bebida, tem o poder de nos transportar para vários lugares. Dessa forma, ler e degustar cachaça podem proporcionar experiências sensoriais e afetivas riquíssimas ou até mesmo reviver memórias há muito esquecidas.
Curiosidade:
Um estudo feito pela Universidade de Graz, na Áustria demonstra que o álcool, quando ingerido com moderação tende estimular a criatividade. Nesse caso, degustar uma dose de Cachaça ao ler pode aguçar sua imaginação.
Segue nossa sugestão de harmonização de Cachaça com Literatura:
O Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa - Para ler degustando Antonieta Amburana
Bernardo Soares, ajudante de guarda-livros em Lisboa, inicia o Livro do Desassossego, uma leitura que deve ser feita sem pressa e sem necessidade de ordem específica, a gosto de quem lê, com inúmeras pausas para reflexões e para perceber as inquietações nele contidas. O Livro do Desassossego é um relato de tudo que se vive e percebe-se com e sem a consciência, deixando à mostra toda genialidade de Pessoa enquanto um de seus mais de 70 heterônimos.
A Hora da Estrela, de Clarice Lispector - Para ler degustando Antonieta Jequitibá
O livro conta a história da nordestina Macabéa, mulher feia e alienada, que se muda para o Rio após perder sua tia. Ela trabalha como datilógrafa e passa suas horas livres ouvindo a Rádio Relógio. Logo ela se apaixona por Olímpico de Jesus, um metalúrgico nordestino, que a trai com sua colega de trabalho. E é depois de receber um conselho da própria 'colega' que Macabéa resolve ir a uma cartomante, e em pouco tempo verá sua hora da estrela chegar.
Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo - Para ler degustando Antonieta Pura
"Noite na Taverna", publicado em 1855, é uma autêntica representante da escola Byroniana do Romantismo no Brasil. Escrita por Álvares de Azevedo, trata-se de uma obra repleta de fantasia e composta por cinco personagens que se reúnem em uma taverna e compartilham entre si histórias macabras enquanto bebem.
Gostou das nossas sugestões?
Já pensou em qual livro da sua estante você harmonizaria com a sua cachaça?
Aproveite esse momento para se inspirar e e compartilhe com os amigos e amigas apaixonados (as) por literatura e uma boa harmonização.
Foto: Karine Padilha
